psicologia da gestalt
A TECNICA E A CLINICA PSICANALITICA – TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORANEAS
QUE IMPORTANCIA UMA FORMAÇÃO PSICNALITICA GENERALISTA, SOLIDA, CRITICA E PLURAL PODE TER DO PONTO DE VISTA DA PRATICA CLINICA?
Desde o surgimento da psicanalise como ciência psicológica o mundo passa por transformações em quanto social, politica, cultural e econômica, não se pode negar que essas transformações foram muito rápidas.
Também para a psicanalise as mudanças desde sua criação passou por varias mudanças com as inclusões teóricas de alguns autores muitos deles discípulos de Freud, que em suas experiências analíticas contribuíram para o enriquecimento da psicanalise ao longo destes anos.
Mas a psicanalise geralmente tende a mantes sua fiel prática ortodoxa nas técnicas concebidas por Freud, e mantem uma tradição que é transmitida de geração em geração através das unidades de formação clássicas dessa teoria, o que conforme dito acima, devido às mudanças ocorridas no mundo não poderia deixar de acontecer uma crise tanto teórica como pratica e técnica, que os próprios psicanalistas fazem uma critica em relação a essa forma ortodoxa a de se fazer psicanalise.
Sendo assim autores como Melanie Klein, Winnicot e a meu ver principalmente Bion contribuem para o enriquecimento e a modernidade da psicanalise no que se refere a sua base teórica, pois no caso de Bion com a técnica voltada ao que podemos chamar de analise vincular, onde a relação do analista e analisando deixa de ser objetiva e a transferência e contra transferência passam a ter aspectos mais interessantes.
A importância então de as formações serem mais generalizadas, da ao futuro analista a opção de poder optar pela técnica mais adequada conforme a sua familiaridade e também se adequando ao meio ambiente dos sistemas em que o mesmo a praticará, e também dará ao analista a condição critica de poder questionar as tradições impostas pela teoria em detrimento a sua prática clinica dando condições para que