PSICOLOGIA COMUNITARIA organizado
Docente: Jaidê Barros
Discente: Onaizia Pereira Silva
Jardelly do Nascimento Silva
Psicologia Comunitária
Natal, 17/09/2015
Breve caracterização do desenvolver da Psicologia Comunitária dos anos de 1960 a 1990. Os anos de 1960 foi um período de graves e fortes confrontos do estado e das forças capitalista, mantendo as necessidades básicas da população e as participações das sociedades civil, tendo suas reivindicações das necessidades de greves que foram espalhadas em setores de produções e dos serviços, onde foi atingido um número assustador de desempregados. No Brasil ouve uma tentativa de transformação na área educacional, buscando projetos que pudessem ser recuperados a um processo social a qual fazia parte.
Já em 1964 veio o regime militar sendo instalado como um regime de terror, militar e cultural na realidade Brasileira. Em 1968 houve um desenvolvimento de uma reflexão da atuação do papel do psicólogo, em competição das universidades, a profissão veio se passando por vários tipos de práticas com o objetivo de somar esforços e colaborar para tornar a psicologia mais próxima da população, comprometendo uma busca de deselitização da profissão e transformações sócias. (Campos,Pag, 46,47,48,49)
Nos anos de 1970 a população foi aprendendo a reivindicar de diversas formas, dentre elas através de associações de bairro. Nesse período profissionais liberais e intelectuais se engajaram no exercício das funções e de trabalhos que pudessem contribuir no movimento popular, colaborando para tomada de ações ( publicações e trabalhos) que analisaram dos setores populares sua forma de organização.com o envolvimento dos profissionais de Psicologia nos movimentos populares foi possível verificar junto a a esses movimentos novas problemáticas que antes não haviam sido expostas, em diversos ambientes e situações. contudo, a partir das demandas advindas da população, foram possíveis analises mais detalhadas e uma divulgação da situação em