Psicologia, ciência e profissão
Setores de atuação, Áreas de atuação, Locais de atuação
Atividades profissionais, Concepções Teóricas Existentes do Psicólogo no Brasil.
As ações sociais têm sido uma tendência que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Abrange o primeiro setor, que é o governo, o segundo setor, que é o privado e, por fim, o terceiro setor, que é o social. O Estado não tem oferecido soluções tão ágeis e eficazes aos problemas sociais. Nesse contexto, a sociedade civil vem organizando-se para garantir o bem-estar da população.
Tradicionalmente a responsabilidade do setor privado limitava-se na busca da maximização dos lucros e minimização de custos. A tomada de decisões não era influenciada significativamente pelos aspectos sociais. Atualmente o contexto mundial requer empresas aptas a assumir mais responsabilidades sociais, econômicas e ambientais, o que reflete a mudança de ênfase do econômico para o social. Assim, o setor privado vem se conscientizando que precisa ter participação eficiente e constante no ambiente social e comunitário porque é parte integrante dele e, portanto, depende de seu correto e bom funcionamento. Ninguém mais se beneficia da carência social.
A empresa que tiver um bom relacionamento com a comunidade, contribuindo para a sua qualidade de vida, será aceita e beneficiada por ela. A sociedade de hoje não quer apenas produtos que satisfaçam suas necessidades, mas que também contribuam para a qualidade de vida. Não basta um bom produto com preço justo, é preciso haver preocupações sociais, éticas e ecológicas. As organizações começam a ser cobradas em relação à sua responsabilidade social. As ações de responsabilidade social não se limitam a doação de verbas às instituições, é preciso que sejam legitimadas. Neste aspecto, necessita-se de um planejamento cuidadoso de maneira vinculada a toda a política da empresa, como as relações internas (recursos humanos e comunicação interna) e externas