Psicologia científica
1. Explique o que é a Psicologia Científica e por que ela difere do conhecimento do senso comum e do misticismo.
A Psicologia Científica estuda objetos específicos da psicologia seguindo uma linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas. É fruto de um processo cumulativo do conhecimento reconhecido ao longo da história e que visa criar condições para o conhecimento humano.
Diferentemente do conhecimento do senso comum e do misticismo, o conhecimento científico reflete sobre a realidade da forma mais neutra possível com o auxílio de um método científico. Essa realidade observada passa a ser o objeto e deve se olhar além das aparências superficiais. O senso comum é “o que todo mundo sabe”, uma espécie de teoria simplificada sobre tudo, enquanto o conhecimento científico é organizado de maneira ordenada, sistemática e rigorosa e sempre possui um objeto de estudo específico.
2. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia? Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
Como a Psicologia é enquadrada como uma ciência humana seu objeto de estudo acaba sendo o homem, porém fica um pouco vago e superficial definir seu objeto de estudo dessa forma. Como as demais ciências, a Psicologia tem seu objeto de estudo, mas considerar a palavra “homem” como seu único objeto de estudo é errado, pois dentro dessa denominação “homem” existem muitas outras possibilidades que podem ser elencadas pelos pesquisadores como sendo o objeto de estudo da Psicologia como: consciência, subconsciente, estudo da experiência humana, da condição humana, da motivação humana, entre outros.
Outras possibilidades para explicar a dificuldade de elencar um objeto de estudo específico da Psicologia está no fato de ser uma área do conhecimento relativamente recente dentro da história, deste modo suas teorias e pesquisas ainda estão em construção e ajustes. De outro