Psicologia- bipolar
BASES BIOLÓGICAS
Professora: Gleice
Beatris Salasar
Fernanda Prado
Karina Martin
Luciane Diniz
Moacir Perri
Natália Lopes
PSICOSE
MANÍACO
DEPRESSIVA
INTRODUÇÃO
Transtorno Bipolar ou Psicose Maníaco
Depressiva
Transtorno bipolar, também conhecido como psicose maníaco depressiva, é uma desordem cerebral que causa alterações incomuns no humor, energia e capacidade de desempenhar funções. A psicose maníaco depressiva causa mudanças dramáticas no humor - de super exultante até triste e sem esperança - e essas variações se repetem geralmente com períodos de humor normal entre elas.
Os sinais e sintomas :
fase
de mania;
episódios
de depressão.
Algumas
vezes episódios graves de mania ou depressão podem incluir sintomas psicóticos. Os sintomas psicóticos mais comuns são alucinações(escutar, ver ou sentir presença de coisas que não estão ali), delusões (crença forte e falsa que não é explicada influenciada pela lógica nem explicada pelos conceitos culturais usuais da pessoa).
Os sintomas psicóticos na psicose maníaco depressiva tendem a refletir o estado extremo de humor do momento. Por exemplo, delusões de grandiosidade podem ocorrer durante a mania, enquanto que delusões de culpa podem aparecer durante a depressão. Pessoas com transtorno bipolar que têm esses sintomas algumas vezes são incorretamente diagnosticados como tendo esquizofrenia.
Causas:
O transtorno bipolar é uma doença com importante fator genético, cuja herança se caracteriza por mecanismos complexos de transmissão envolvendo múltiplos genes que estão sob influência de inúmeros fatores ambientais.
Paralelamente, estudos psicossociais apontam para fatores ambientais de relevância no desencadeamento do TB, entre eles, destacam-se: episódios frequentes de depressão ou início precoce dessas crises, pós-parto , estresse prolongado, remédios inibidores do apetite (anorexígenos e anfetaminas), e disfunções da tireoide, como o hipertireoidismo e o