Psicologia Aplicado a Gestão
Com o passar do tempo as organizações vem percebendo a importância da psicologia organizacional e marketing, sendo assim, tem buscado um equilíbrio emocional para seus colaboradores com intuito de que os mesmos possam enfrentar os desafios do ambiente externo. Cada individuo tem a sua própria cultura, crença, moral, costumes, e todos os outros hábitos adquiridos que podem influenciar no ambiente de trabalho.
O psicólogo organizacional,tem como função recrutar e selecionar profissionais, analisar cargos,tarefas e salários. Atua também como gerenciador de conflitos ou problemas que ocorrem dentro das organizações, para solucioná-los, utilizam técnicas como a observação, análise funcional e aplicação de questionários. O processo resolutivo baseia-se em encontrar os motivos que deram início ao conflito, tentar entender a situação e verificar quais são os profissionais envolvidos para realizar a intervenção necessária, de forma a solucionar o problema e proporcionar ambiente de trabalho agradável e produtivo a todos os colaboradores.
O psicólogo organizacional é um grande parceiro do gestor que por sua vez necessita que sua equipe esteja apta psicologicamente para receber treinamentos, poder orientar profissionalmente os colaboradores e avaliar o desempenho dos mesmos, definir ações estratégicas para obter resultados relacionados com a comercialização e a venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa, para que obtenha os recursos financeiros necessários à sua sobrevivência econômica.
Além dessas tarefas o psicólogo organizacional é essencial para o marketing da empresa, promovendo a boa relação entre os colaboradores facilita a comunicação, e o resultado é transmitir confiança, transparência e eficiência fidelizando o cliente.
No momento atual as empresas ambicionam mais que vender o produto ao cliente, almejam que o cliente se fidelize à sua empresa tornando uma relação em que ambos ganhem, garantindo o “lucro” de ambas