Psicologia Aplicada
Nos últimos dez anos os homens têm consumido tanto quanto as mulheres e para isso as empresas criam publicidades para atrai-los, de maneira que faça com que eles se sintam superiores a qualquer outra pessoa no ambiente em que eles vivem. As propagandas machistas existem a muito tempo, mas para acompanhar o mercado engrandecido as empresas publicam anúncios tais como estes:
Figura 1 Imagem Google 21/05/2015 - 12:20
Na imagem acima a marca de cerveja faz uma “crítica” ao criador do bebedouro, dizendo que se ele bebesse Skol ele não teria criado algo tão alto, as imagens mostram a modelo bebendo água em um tradicional bebedouro e na segunda imagem ela tem que abaixar e acaba mostrando a saia curta.
Figura 2 Imagem Google 21/05/2015 - 12:21
“É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra”
Figura 3 Google - Comercial Axe com Rodrigo Hilbert 22/05/2015 12:14
A “masculinização” do mercado de Luxo é um fenômeno global. A americana Coach viu os seus números dobrarem no último ano: a porcentagem de vendas de produtos masculinos passou de 2,5% para 5% do total de vendas anuais – um aumento de mais de US$ 200 milhões. Já a Hermès viu a sua única loja de Nova York exclusivamente masculina ter um crescimento de vendas maior do que a média global de todo os Estados Unidos. E a Louis Vuitton lançou um serviço de sapatos feitos à mão e sob medida em sua loja de Milão.
Existem quatro estereótipos mais comumente representados: o homem sedutor, de negócios, esportista, aventureiro.