LIXO SEM DESTINO
CURSO DE DIREITO
LIXO SEM DESTINO
MANAUS, 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
CURSO DE DIREITO
LIXO SEM DESTINO
MANAUS, 2014
ÍNDICE:
INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------1
I – DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E ATIVIDADE ECONÔMICA-----------------2
II – RESPONSABILIDADE - TECNOLOGIA x MEIO AMBIENTE----------------3
III – A COMPETÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA NAS QUESTÕES AMBIENTAIS-------------------------------------------------------------------------------------4
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------5
REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------------------6
INTRODUÇÃO
Atualmente, com a utilização de aparelhos eletrônicos em crescente demanda, o seu descarte vira tema principal e fundamental para o futuro. No momento em que se menciona lixo eletrônico, a mente é acometida pela imagem de um SPAM. Ocorre que não nos referimos a este tipo de trash, nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, o lixo eletrônico se configura dessa forma como a grande dor de cabeça da atualidade.
O descarte de tais aparelhos sem o devido procedimento, de forma indubitável acarretará em um prejuízo relevante ao planeta e ao ser humano. Para se ter uma ideia, entre os elementos químicos encontrados em lixos eletrônicos está o chumbo que é prejudicial ao cérebro, sistema nervoso, rins, sangue, sistema digestivo e reprodutor; cádmio que é um agente cancerígeno e acumula-se nos rins, fígado e ossos; níquel que causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos, problemas no fígado e também no sangue; o mercúrio que age nocivamente no fígado e causa distúrbios neurológicos e o zinco que pode causar efeitos mais rápidos como febres, dor na garganta e vômitos.
Há pesquisas que