Pizza
- 500 g de farinha de trigo
- 300 ml de água
- 15 g de fermento instantâneo (ou 50 g de fermento fresco)
- ¼ de xícara de azeite
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de café de açúcar
Molho
- Dois tomates sem semente
- Orégano, sal e pimenta do reino a gosto
Recheio
Lobato monta uma pizza que leva muçarela, presunto, lombo canadense, cebola e azeitona. Mas os ingredientes são a critério de cada um.
- Preparo
Massa
Coloque aproximadamente 250 g da farinha em uma vasilha e o fermento. (se fizer com o fermento fresco, dilua ele na água e depois acrescente a farinha). Misture a farinha e o fermento, acrescente o açúcar e misture bem. Coloque o azeite e o restante da farinha (deixe um pouco da farinha para salpicar na massa e na bancada). Acrescente a água e o sal e misture com a mão. Sove até a massa desgrudar da mão.
Depois, coloque na bancada e sove da seguinte forma: esticando e enrolando a massa (veja no vídeo). Faça isso até a massa ficar “lizinha”. Se a massa começar a grudar, coloque um pouco de farinha na bancada.
Quando a massa ficar lisa, deixe ela “bem redondinha”, coloque farinha sobre a bancada e salpique um pouco sobre a massa. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Lobado sugere que se a pessoa quiser uma massa “bem mais crocante” basta acrescentar uma colher de sopa de cachaça. O chef diz que não é preciso se preocupar, pois o álcool da cachaça evapora quando a pizza for ao forno.
Após 15 minutos de descanso da massa. Recorte ela uma faca em 3 porções iguais e faça 3 bolinhas. Deixe descansar mais 15 minutos
Molho
Coloque o tomate sem semente no liquidificador, orégano, pimenta do reino e se quiser o sal e bata tudo.
Montagem das pizzas
A receita faz 3 pizzas. Depois da massa já descansada é hora de abrir. Para isso pode ser usado um rolo ou ser feito na mão, “como um pizzaiolo”. Para abrir com a mão, jogue farinha na bancada, e com a palma da mão comece a apertar ela no centro, pressione e comece a achatar por completo. Aperte com os