Psicologia aplicada
A Influência nos Grupos Sociais.
Em muitas culturas, por exemplo, espera-se que as mulheres assumam seus papeis de esposas e mães, e que tenham poucas oportunidades de seguir outras carreiras.
Nos Estados Unidos e em muitos outros países essas expectativas vêm mudando e muito, a mulher tem encontrado muito mais oportunidades do que em qualquer outra época.
Exemplo: Na Índia o papel das mulheres tradicional. Elas só tinham permissão de viver os papeis de esposas, mãe, trabalhadora agrícola e empregada doméstica. Agora em anos mais recentes, os direitos delas melhoraram, ela tem mais oportunidades em outras profissões. Apesar dessas mudanças todas, muitos homens ainda esperam que suas esposas assumam o papel tradicional de criar os filhos e administrar o lar, mesmo que elas sigam outras carreiras. Surge esse conflito porque esperar-se que elas “façam tudo” manter a carreira, criar os filhos, varrer a casa e atender as necessidades do marido.
Os papeis dos sexos não são algo que escolhemos ou que é designado. O sexo é determinado pela concepção. Já a maioria dos demais papéis nos grupos sociais escapa dessa fatalidade: São posições que escolhemos ou que nos esforçamos por conseguir, e conseguimos. Por exemplo, você escolhe ocupar o papel de estudante na classe de psicologia social, e com muito esforço você poderá um dia ocupar o papel de professor, advogado ou até o presidente de sua própria empresa. Talvez o papel mais importante em qualquer grupo social seja o líder.
O desempenho do grupo é às vezes a sua própria sobrevivência, muitas vezes dependem da capacidade do líder.
“O que faz um grande líder”, vêm a tempo intrigando psicólogos, historiadores e cientistas políticos. Uma das respostas mais conhecidas a respeito dessa pergunta é a da “Teoria do individuo superior”, que sustenta certos traços decisivos de personalidades transformam alguém e um bom líder, qualquer que seja a natureza da situação por ele enfrentada.