Psicologia Aplicada ao Direito
Gênero pode ser compreendido como uma criação cultural e social de papeis sexuais, diz respeito ao conjunto de representações e praticas culturais e sociais constituídas a partir das diferenças biológicas entre os sexos.
O sexo diz respeito basicamente ao aspecto anatômico do corpo.
O Gênero tem como base noções como o masculino e feminino, com atributos socialmente construídos.
A violência de gênero se caracteriza por qualquer ato que resulte em dano físico e emocional, as mulheres são geralmente as mais vitimadas, principalmente na sociedade, em que há desigualdades entre homens e mulheres. “A Lei Maria da Penha” nº 11340 de 2006.
Identidade de Gênero e orientação sexual
Outro tipo de violência baseada em gênero é a homofobia, tais atos vem sendo objeto de discussão no Pais no que diz respeito a sua criminalização e destacam a necessidade de compreensão do que se vem a ser identidade de gênero e orientação sexual.
O termo é relativamente conhecido e se refere a como nos sentimos em relação à afetividade e sexualidade.
Existem quatro tipos de orientação afetiva sexual, os bissexuais, heterossexuais, homossexuais e assexuados.
A identidade de gênero, faz como referencia a como nos reconhecemos dentro dos padrões de gêneros estabelecidos socialmente, o sexo biológico e o gênero psíquico, muitas vezes são concordantes entretanto há pessoas cujo sexo biológico discorda do gênero psíquico.
Entre a relação sexual e identidade de gênero na verdade não existe nenhuma relação, pois são completamente independentes.
Nada impede uma pessoa de ser uma mulher biologicamente homossexual (homoafetiva) que se enquadra no estereotipo feminino (Gênero).