Psicologia Animal
Médico Veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Mestrado em Etologia Clínica e Bem-estar Animal pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid. Diplomado pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento, Doutorando em Ciências Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Professor de Comportamento, Bem-estar e Protecção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Presidente da PsiAnimal- Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal e Vice-Presidente da European Society of Veterinary Clinical Ethology.
Prof. Gonçalo da Graça Pereira e Sara Fragoso (PORTUGAL)
Prof. Sara Fragoso (PORTUGAL)
Bióloga pela Universidade de Coimbra . Mestre em Etologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2008) e Mestre em Etologia Clínica pela Universidade Autónoma de Barcelona (2011). Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT), no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e no Curso de Especialização Tecnológica - Cinotecnia: Treinadores de cães, em unidades curriculares no âmbito do Comportamento e do Bem-estar Animal. Membro fundador e Vice-presidente da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PSIANIMAL). A psicologia comparada ou psicologia animal é um campo da psicologia que estuda as diferenças de comportamento entre os vários seres vivos, as várias espécies existentes, comparando os seus diferentes comportamentos.
Este ramo da psicologia é, por vezes, confundido com a etologia, mas diferem em muitos pontos importantes. A etologia é uma ciência que estuda os animais de espécies diferentes, observando-os no seu meio ambiente natural ou habitat, enquanto que a psicologia comparada, observa-os em laboratório.
Resumidamente, a psicologia comparada limita-se à comparação de