casa de gesso
Construção de casa de gesso
Casa com maior resistência à ação do tempo, e à passagem de som, feitas de gesso, da para acreditar? A novidade é um dos projetos pioneiro que está em fase de teste nos municípios de Pernambuco. São casas populares para as famílias de baixa renda. Com cerca de 42 metros quadrados as unidades serão entregues as pessoas que foram prejudicadas por conta das chuvas no início deste ano. O uso do gesso reduz o custo de cada residência em torno de 40%.Com a utilização do gesso, a obra é desenvolvida com mais rapidez e, segundo especialistas tem resistência maior que o tijolo cerâmico e oferece maior conforto térmico ao ambiente.
Além de ser considerada ágil – já que os materiais da construção se resumem a blocos de gesso e cola especial –, a redução acústica na casa fica em torno de 50%. O motivo: numa parede de oito centímetros de gesso, o volume do som é diminuído em 36 decibéis (dB).
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além de barata, (ao custo de R$ 10 mil cada unidade), a casa possui versatilidade estrutural, pois sua base de sustentação pode ser feita com madeira, aço, ferro e até mesmo o próprio gesso, revestimento externo também é feito à base do mesmo.
A proposta de construir esse tipo de moradia surgiu após empresas do setor de construção verificar que em janeiro deste ano, após as chuvas, as casas construídas com tijolo cerâmico desabaram, e as que foram erguidas com bloco de refugo de gesso (resíduos de gesso das fábricas de pré-moldados) conservaram-se intactas. Se for confirmada a viabilidade desse tipo de obra, a idéia é difundir a tecnologia, sobretudo para habitação popular.
Colaborou: Flávio Nogueira
Voltar para matérias
topo
Gesso na Arquitetura
:: Gesso na Construção Civil
A construção civil, os usos em medicina e odontologia e os usos em artesanato e esculturas são os aspectos mais visíveis da