matéria sobre gesso
APLICABILIDADE DO GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM
ESTUDO DE CASO SOBRE DRYWALL NA PERFIL FORROS E
DIVISÓRIAS
Isabela Regina Wanderley Steuer1, Niedja de Oliveira Barbosa2, Bruna Lorena França da Hora3, Marília Isabelle
Oliveira da Silva4 Romildo Morant de Holanda5
Introdução
Aglomerante é um material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas (RODRIGUES & FREITAS, s/d).
Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos) (MARQUES & SILVA, s/d).
Dentre os aglomerantes inorgânicos e quimicamente inativo aéreo, encontra-se o gesso, que é um aglomerante de pega rápida, obtido pela desidratação total ou parcial da gipsita, seguido de moagem e seleção em frações granulométricas em conformidade com sua utilização (RODRIGUES & FREITAS).
Encontrado praticamente em todo o mundo, o gesso ocorre no Brasil abundantemente em terrenos cretáceos de formação marinha, sobretudo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco (SILVA, 2003). O gesso apresenta características e propriedades bastante interessantes, como o endurecimento rápido; plasticidade da pasta fresca e lisura da superfície endurecida; resistência mecânica;