Psicologia - Ambiente de Trabalho (Pesquisa)
Relacionado ao trabalho que realizamos, as doenças que já foram constatadas são a Depressão e distúrbios mentais que estão relacionados à pressão psicológica tão intensa que acabam por agravar o estresse e a doença de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) que geram uma série de problemas físicos como tendinite, tenossinovite e também a bursite causadas pelo intenso trabalho físico e repetitivo.
-Entre as mais frequentes, em torno de quantas pessoas que sofrem com isso procuram ajuda para solucionar seu problema?
Apesar das recomendações, palestras e vídeos que damos, é um pequeno numero de profissionais que procuram soluções junto à empresa. O caso só vem a tona quando já está bem avançado e o colaborador é afastado por um médico particular.
-Você acredita que na maioria dos casos, este problema surge decorrente do ambiente de trabalho ou de algum outro fator?
Isso está relacionado a tanto o ambiente interno, com pressão por causa dos curtos prazos para a entrega dos projetos e metas. Mas também por causa do ambiente externo, relacionado ao mercado nacional, os últimos anos têm sido bem preocupantes para todas as empresas e colaboradores.
-Essas doenças afetam em grande proporção a produtividade de seus funcionários?
Não, pois estamos em um ambiente exclusivamente executivo e não em empresas com áreas ou centros mais operacionais. Nesse caso não afeta em uma grande proporção.
-Conte-nos um pouco sobre como se podem evitar esses tipos de problema e quais são os benefícios obtidos.
Recomendamos que os trabalhadores realizem pausas durante o horário de trabalho e a também a realização de ginástica laboral, para que possam aliviar tensões musculares e stress. Realizamos também treinamentos com os lideres de cada área de como agir em relação a cobrança e incentivos.