Psicologia Acidentes e Desastres
Docente: M.a Maria de Lourdes
Disciplina: Psicologia, Ciência e Profissao.
Discente(s): Jhoni H. Marcos C. Rodrigo F. Raphael R
LONDRINA
2014
INTRODUÇÃO
Os acidentes, desastres naturais e as situações de violência caracterizam-se não só por perdas materiais e pessoais, mas também há um risco de provocar uma catástrofe emocional. Somos forçados a dar respostas imediatas que garantam ou protejam a continuidade da vida como tarefa prioritária, entretanto, sobreviver a perdas e as ameaças exige não só recursos individuais, mas demanda ajuda profissional e amparo social.
Diversos acontecimentos catastróficos ocorrem frequentemente no mundo deixando diversas pessoas em situações de risco tanto fisicamente quanto psicologicamente. Tendo em vista tal incidência dos fatos e, com o objetivo de ajudar as pessoas comprometidas com essas situações surge a psicologia nas emergências e dos desastres.
Proveniente do “século XX, durante a Primeira Guerra Mundial, onde se têm os primeiros dados de intervenções in situ (no local) com combatentes, objetivando tratar transtornos por estresse agudo”. Guimarães, L. A.M. Guimarães P. M. Neves S. N. H. Cistia J. M. D. (2007.)
No brasil porem só temos relatos de organizações trabalhando no apoio psicológico a pessoas desamparadas em desastres naturais a partir de 2010, pois em 5 de abril de 2010 no rio de janeiro chuvas, inundações e deslizamentos de terra iniciaram um caos, em vários municípios do Rio de Janeiro, os desastres ocorreram a noite o que só dificultou o trabalho das entidades responsáveis.
Pensando nas consequências psicológicas relativas aos desastres diversas instituições agiram e formaram grupos para ajudar no tratamento psicológico dos afetados, exemplos dessas instituições são: ABRAPAHP, FOCCUS, entre outras faculdades que durante os períodos de calamidade disponibilizam de seus profissionais para