Psicologa ou assistente social
Ambos ajudam pessoas não que trabalhem juntos em um mesmo caso, a psicologa trabalha com a saude mental ( que passa pela social) a assistente social trabalha com saude social ( que passa pela mental). Ambos tem mercado amplo. A psicologa ganha mais, pode trabalhar como autonoma A assistente social sempre presta servico a empresas ou ongs particulares.
O assistente social tem como objetivo principal atender e compreender os direitos da sociedade, implementando resoluções em benefício da população, contra as desigualdades sociais.
O embasamento teórico-metodológico adquirido na formação acadêmica oferece ao profissional uma ampla visão da realidade social brasileira. O assistente social deve ter bons conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estatuto do Idoso, a Constituição Federal, entre outras leis.
Para ter uma boa base educacional, o estudante de Serviço Social precisa cursar disciplinas que estejam ligadas às ciências humanas, dentre elas, a política. Porém, os assuntos variam entre: Antropologia, Sociologia, Filosofia, Gerontologia Social, Economia Política e outros.
Já o psicólogo tem como papel principal identificar e analisar as necessidades humanas, principalmente as que não são percebidas de forma clara. E ele adquire essa capacidade por meio de uma formação acadêmica, que dá embasamentos para orientações, aconselhamentos e diagnósticos.
O psicólogo consegue demonstrar o conhecimento cientifico adquirido ao interagir com indivíduos e grupos de pessoas, percebendo suas características individuais.
Para isso, o Curso de Graduação em Psicologia conta com disciplinas que pertencem às Ciências Exatas e Humanas, entre elas a Estatística.
Seguem a seguir os exemplos de algumas disciplinas: História da Psicologia, Sociologia, Teoria Psicanalítica, Psicofisiologia, Filosofia, entre outras.
Interfaces entre as duas profissões
O trabalho de assistentes sociais e