psicolia
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
Para o conhecimento científico existir e ler suas propriedades de funcionamento, é necessário se basear na realidade cotidiana e a partir daí abstrair deste meio para compreender, investigar e explicar qualitativamente o objeto científico que surgiu do cotidiano.exemplificando poderemos citar. O exemplo bem nítido é a presença da matemática no comércio, nas compras e etc.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
O senso comum é conhecimento popular, ele é mais generalizado e quantitativo, enquanto a ciência se preocupa no qualitativo em explicar, desmitificar “verdades”, e suas teorias tem bases solidificadas.
O senso comum cria suas próprias teorias. E por ser quantitativo acaba se tornando verdades, e não tem preocupações de desmitificar. Por exemplo o uso de plantas medicinais,para a cura de diversas doenças é uma tradição de muitos povos que vai passando de um para outro.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
A visão-de-mundo é uma visão generalizada ampla, sobre um determinado objeto, está visão-de-mundo possibilita várias interpretações acerca de um só tema, mas de uma certa maneira ela faz parte do conhecimento humano.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
A nossa realidade se apropriou de muitas coisas da psicologia para o dia-a-dia, quando os pais educam seus filhos, na educação eles podem usar reforço positivo ou negativo. Entre outras coisas é nos primeiros anos que a criança tem idéia de proteção e se alguma coisa interfere, afetará no caráter da criança.
A arte de ouvir, escutar e ser calma eles atribui a psicologia. Outros também comentados neurose,psicose,depressão estes termos que usamos no dia-a-dia, que foi a psicologia que deu estas contribuições.
5. Quais os domínios