Cern-Organização Europeia de Pesquisa Nuclear
Elias Puttini da Cunha
A Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, também conhecida como CERN, é um dos primeiros laboratórios de ciência moderna do mundo. Muito importante pelas suas descobertas cientificas que ajudam a medicina hoje em dia.
A Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, mais conhecida como CERN, é um dos primeiros laboratórios de ciência moderna do mundo. Localiza-se perto de Genebra, na Suíça. O trabalho dos cientistas em Física mudou o mundo tal como o conhecemos. A organização e seus pesquisadores ganharam vários Prêmios em Física, e seu mais recente acelerador de partículas, o Grande Colisor de Hádrons, criou uma empolgação global (além de controvérsias – algumas pessoas acharam que ele provocaria o fim do universo).
Foi fundada em 29 de setembro de 1954 após a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a Convenção assinada pelos Membros Fundadores, o objetivo principal desta organização científica foi a “promoção e a colaboração entre Países Europeus”. Outro objetivo muito importante era tentar compreender o interior do átomo, coisa que ninguém tinha certeza de como era, e até hoje é pesquisado. Seu objetivo praticamente era a física fundamental. No CERN, o maior acelerador de partículas do mundo e os instrumentos científicos mais complexos são utilizados para estudar os componentes básicos da matéria: as partículas elementares. A organização tem vinte Estados membros e em 2010 tinha um efetivo de aproximadamente 2.400 funcionários em tempo integral assim como mais de 11.0002 cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa e 80 nacionalidades).
Conclui-se que a CERN foi muito importante por suas invenções, que ajudaram a compreensão de muitas coisas na ciência, e ajudou também a medicina, e criou também muitas coisas úteis para o dia a dia como a simples e fácil envio de documentos por rede, que hoje virou a internet!
Fonte: Wikipédia.com; csis.es;