psicofisica
Definição: É uma disciplina da psicologia que investiga a relação entre um estímulo físico em um determinado sujeito, ou seja uma análise de sua percepção. Alguns descrevem como “a ciência que estuda a relações entre estímulo e sensação”
História
Muitas das técnicas e teorias da psicofísica foram formuladas em 1860 por Gustav Theodor Fechner publicado em Elemente der Phychophysik. Ele queria desenvolver uma teoria que relacionasse matéria e mente, a partir de relações entre o mundo e o modo como ele é percebido. Fechner foi muito influenciado pelo alemão Ernst Heinrich Weber. E foi seguido por Charles S. Peirce e Wilhelm Wundt, esse último que construiu o primeiro laboratório de pesquisas psicológicas.
Limiares
Psicofísicos geralmente utilizam experimentos para poderem medir o quanto um estímulo é sentido ou não, como a variação de volume de um som ou a intensidade de uma luz. Pode se estudar todos os tipos de sentidos: visão, audição, tato, paladar, olfato e até senso de tempo.
Um limiar é o ponto exato onde o sujeito é capaz de identificar a presença ou ausência de um estímulo. Estímulos com intensidades abaixo do limiar são consideradas indetectáveis (sub-limiar). Existem dois tipos de limiares: Detecção e Discriminação.
a) Determinação: Ou limiar absoluto é o nível de intensidade de um estímulo que um sujeito pode identificar a presença de um estímulo proporcionalmente ao tempo. Por exemplo ao colocar fios de cabelo na mão de uma pessoa. Com apenas um fio de cabelo provavelmente o sujeito não irá sentir sua presença, mas com um certo número x o perceba, assim que o limiar for ultrapassado.
b) Discriminação: Ou limiar de diferença é a magnitude da diferença entre dois estímulos de intensidades diferentes que o participante é capaz de detectar proporcional ao tempo. Por exemplo ao se pedir para alguém sentir o peso de um determinado objeto e depois sentir o peso de outro objeto e dizer qual é mais pesado ou leve. Alguns consideram Limar de