Psicodinâmica das Cores em Comunicação
A primeira lição do livro é que o significado das cores depende do seu contexto. Se você for evangélico, talvez já saiba a relação entre o significado do vermelho da Coca-Cola com o significado do vermelho do Diabo. Se você não for, provavelmente isso não faz o menor sentido. Para cada pessoa, numa determinada ocasião, num determinado objeto, o significado das cores pode ser diferente.
Mas porquê será que a Coca-Cola e o Diabo foram pintados com a cor vermelha? Para responder a essa pergunta sobre o significado das cores, basta procurar o contexto em que esses símbolos estão inseridos. No Ocidente, a cor vermelha chama muito mais a atenção do que no Oriente porquê lá eles tinham fontes naturais para extrair pigmentos vermelhos há muito mais tempo. Lembre-se de que os portugueses deram o nome de Brasil para nosso país porque aqui crescia naturalmente árvores de Pau-Brasil, de onde se extraia um líquido vermelho para tingir tecidos.
Nessa época, só os nobres podiam vestir vermelho. O significado da cor representava riqueza, ostentação. Hoje em dia, o significado do vermelho já não é mais o mesmo, pois surgiram outras fontes de pigmentos muito mais baratas, permitindo que todos vestissem vermelho se quisessem. Na cidade em que moro, Curitiba, raramente alguém sai na rua todo vestido de vermelho, com exceção das prostitutas. Curitiba é uma cidade fria e por isso as pessoas preferem usar roupas escuras, que retém mais o calor (o pigmento preto é o que retém mais a luz do sol). Se você morar numa cidade mais quente, provavelmente será outra realidade.
Até aqui você já deve ter percebido que o significado das cores é muito relativo. Isso não significa que não podemos fazer uma relação entre o significado do vermelho da Coca-Cola e do vermelho do Diabo. Como pode-se observar na figura acima, em todos os casos o vermelho adquire o significado de chamar a atenção, entre outros significados. Se o Diabo é a tentação personificada e