Psicobiologia
Introdução:
O estudo do comportamento humano pela Psicologia deparou com muitas questões polemicas sobre a determinação biológica do comportamento. Quais as relações entre fisiologia e nosso comportamento? Como o ambiente influi em nosso organismo? Essas e outras questões a Psicologia por si só não conseguiria responder sem o alinhamento de seus estudos junto ao da biologia.
A partir da segunda metade do século XX, novas linhas de pesquisa cientifica alinharam a Psicologia e a Biologia. Nasceu então uma proposta de estudo que une a pesquisa Psicológica feita em humanos com a pesquisa do comportamento animal tanto no campo quanto em laboratório. O termo Psicobiologia tem sido utilizado para localizar uma abordagem em relação as duas disciplinas.
Definição:
Psicobiologia é uma área emergente do conhecimento que tem como objeto de estudo as bases biológicas do comportamento. Também chamada de neurociência, procura saber quais tipos de comportamento são causados por processos biológicos.
Frequentemente, estudos da psicobiologia envolvem o uso de animais em pesquisas, essas pesquisas em cérebros de animais podem fornecer informações importantes sobre como o cérebro humanos pode trabalhar.
A Psicobiologia se dedica às relações entre sistema nervoso e comportamento, objetivando entender os mecanismos das funções classicamente estudadas pela Psicologia: memória, aprendizagem, emoção, sensação e percepção, atenção e cognição. É uma área multidisciplinar, representada por profissionais de diferentes origens como psicólogos clínicos e experimentais, biomédicos, psicobiólogos, psicofarmacologistas, médicos psiquiatras e neurologistas, e pelo uso de técnicas de diferentes disciplinas (morfologia, eletrofisiologia, comportamento, ferramentas computacionais, métodos de diagnóstico clínico não invasivo como: potenciais evocados e ressonância magnética funcional).
O objetivo é ousado, sabe-se que o processo é lento e na maioria das vezes necessita-se de