Psico apl
Conceitos fundamentais Personalidade:
Herança biológica e ação do ambiente, são os elementos básicos de nossa constituição psíquica.
Arlete Petry
Princípios de Psicologia Aplicada
Estrutura psíquica: 1ª tópica
Consciente – aquilo que está em nosso campo atual de reconhecimento.
Sistema que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo intreior. No cs destaca-se o fenômeno da percepção, especialmente, do ambiente.
Inconsciente – conteúdos não presentes no campo atual da consciência.
Conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré-consciente e consciente, pela ação da censura interna. Esses conteúdos podem ter sido anteriormente cs ou podem ser genuinamente ics. No ics não existem as noções de tempo
Pré-consciente – conteúdos que não estão na consciência, neste momento, e no momento seguinte, podem estar.
Arlete Petry
Princípios de Psicologia Aplicada
Estrutura psíquica: 2ª tópica
EU (Ego) – O Eu luta para colocar em ação o desejo do Isso levando em conta a realidade, tentando domá-lo. “Cavaleiro que cavalga o Isso”. Portanto, o Eu na psicanálise é um Eu dividido.
ISSO (Id) – instância que habita e mobiliza o sujeito, onde o princípio do
prazer rege. É um repositório de conteúdos diversos, de energia, das pulsões. Contém pulsões contraditórias e não considera a realidade. “Cavalo bravo”
SUPEREU (Superego) – exerce as funções de juiz e de censor em relação
ao Eu. É importante no exercício das funções educativas. “o portador do ideal do eu, com o qual o eu se compara, ao qual ele aspira e do qual se esforça por atender a reivindicação de um aperfeiçoamento cada vez mais avançado”
Arlete Petry
Princípios de Psicologia Aplicada
Desejo:
Para Freud qualquer forma de movimento em direção a um objeto; busca pela realização de um anseio inconsciente, que somente tende a se realizar no sonho, na fantasia. Está ligada a lembranças que queremos reproduzir, o que