Psicanálise
O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria,a um método de investigação e a uma prática profissional.
Enquanto teoria teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistemáticos sobre o funcionamento da vida psíquica.
Como método de investigação,caracteriza-se pelo método interpretativo,que busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de palavras ou açõe,como sonhos,delírios,etc.
A prática profissional refere-se a forma de tratamento- a análise –que busca o autoconhecimento ou a cura,que ocorre por meio do processo de investigação.
A psicanálise também é um instrumento importante para a análise e a compreensão de fenômenos sociais relevantes: o excesso de individualismo,a violência exarcebada,o sofrimento psíquico.Compreender a psicanalise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud.Significa também,percorrer no nível pessoal a experiência inaugural de Freud e buscar “ descobrir “ as regiões obscuras da vida psíquica,venendo as resistências interiores;
- A descoberta do inconsciente
O esquecido era sempre algo penoso para o indivíduo e era exatamente por isso que havia sido esquecido, o penoso não significava, necessariamente, sempre algo ruim, mas podia se referir a algo bom que se perdera ou que fora intensamente desejado. A essa força psíquica que se opunha a tornar consciente,a revelar um pensamento, Freud denominou resistência.E chamou de repressão o processo psíquicoque visa encobrir,fazer desaparecer da consciência,uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.Esses conteúdos localizam-se no inconsciente .
- Aplicações e contribuições sociais
A característica essencial do trabalho psicanalítico é o deciframento do inconsciente e a integração de seus conteúdos na consciência. A finalidade é o autoconhecimento,que possibilita lidar com o sofrimento, criar mecanismos de superação das dificuldades e dos conflitos em direção a uma