Psicanálise
Archives of aggression in psychoanalysis
Joel Birman
Psicanalista, membro do Espace Analytique e do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)
Endereço para correspondência
________________________________________
RESUMO
A intenção deste ensaio é delinear a constituição da problemática da agressividade no discurso psicanalítico, através dos diferentes autores que são fundamentais tanto na constituição do campo analítico quanto nos seus desdobramentos posteriores, numa perspectiva histórica. A leitura aqui proposta pretende esboçar um arquivo sobre a agressividade em psicanálise, enfatizando principalmente as contribuições de Freud, Lacan e Winnicott, que tiveram em Ferenczi um mediador teórico fundamental.
Palavras-chave: Agressividade; Morte; Vida.
________________________________________
ABSTRACT
The aim of that essay is of outlining the constitution of the aggressiveness issue psychoanalytical discourse, through several fundamentals authors, as much in the constitution of the psychoanalytical field, as much in the posterior unfold in a historical outlook. The reading here offered aims to sketch an archives about the aggressiveness in psychoanalysis, underlining mainly the contributions of Freud, Lacan and Winnicott, which had in Ferenczi the fundamental theoretical mediator.
Keywords: Aggressiveness; Death; Life.
________________________________________
Linguagem e ato
Acredito que a escolha de “Violência e delinqüência” como tema para o “X Colóquio Winnicott” deve-se à relevância dessas problemáticas na contemporaneidade, não apenas no Brasil, mas em escala internacional. Não apenas no Rio de Janeiro, bem entendido, mas em todo o Brasil.
Assim, a violência e a