Psicanálise
Por problemas financeiros não pode dedicar-se a vida acadêmica, onde começou entao a clinicar, atendendo pessoas com “problemas nervosos”. Ao final de sua residência médica, conseguiu uma bolsa de estudo em Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra frânces.
Em 1886, se casou com Martha Bernays e abriu uma clínica especializada em distúrbios nervosos, onde desenvolveu o princípio da psicanálise. No ano de 1900, foi designado professor na mesma universidade. Em 1938, refugiou-se com sua família em Londres, em função da perseguição nazista.
Depois de sofrer dezenas de intervenções cirúrgicas devido a um câncer de palato, precisou ser operado 33 vezes. Freud faleceu em 1939 aos 83 anos.
Entre suas obras mais conhecidas se encontram: A interpretação dos sonhos (1900), Totem e tabu (1912), O ego e o id (1923), A psicopatologia da vida cotidiana (1901), entre outras.
Sua contribuição é comparável à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas fantasias, sonhos, esquecimentos como problemas científicos. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da Psicanálise, podendo assim ser considerado como o pai desta.
Métodos e teorias de Freud O termo psicanalise é usado para se referir a uma teoria, a um método investigativo e a uma pratica profissional. A teoria se carcteriza pelo conjunto de conhecimentos sobre a vida psíquica, enquanto método de