Grécia antiga
Introdução
A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplendida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega.
Escrita
O desenvolvimento da escrita alfabética entre os gregos contribuiu para o nascimento da filosofia e propiciou uma vasta produção literária. Por isso as primeiras fontes para o estudo da História grega são literárias (ilìadas e Odisséia). A origem da palavra alfabeto vem das duas primeiras letras gregas: Alfa e Beta
Palavras de origem grega na língua portuguesa:
Democracia: Governo do povo
Biografia: Descrição da vida de alguém
Paleontologia: Ciência dos fósseis
Politeismo: Sistema de religião que admite várias divindades
Geografia: Descrição da Terra (relevo, vegetação, clima etc...) dentre tantas outras
Artes Plásticas
Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. Os vasos gregos são pintados com cenas do cotidiano popular. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.
Filosofia
A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante o Período Clássico da Grécia (século V AC). Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates. Podemos citar também Tales de Mileto, importante filósofo, matemático e astrônomo da Grécia Antiga.
Esportes
Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade