Psicanálise
BOCK E COLS. (2008)
Profa. Dra. Michela Ribeiro
Psicanálise
2
Teoria – conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica Método de investigação – método interpretativo que busca o significado oculto das ações, sonhos, delírios, associações livres e atos falhos Prática profissional – exercida por profissionais com formação em especialização em psicanálise, com interesses em psicoterapia, aconselhamento, orientação, trabalho em instituições, etc.
Profa. Dra. Michela Ribeiro
Sigmund Freud
3
Formou-se em Medicina pela Universidade de Viena, em 1881, especializando-se em Psiquiatria. Trabalhou com Jean Charcot, na França – usava hipnose para tratar histeria. Trabalhou com Josef Breuer, em Viena – que o encaminhou Ana O. – histérica com paralisias, inibições e dificuldades de pensamento. Freud, ao utilizar hipnose com Ana O., pode acessar informações importantes sobre a origem dos seus sintomas (todos associados à relação com o pai)
Profa. Dra. Michela Ribeiro
Sigmund Freud
4
Método catártico – tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência dolorosa. Essa liberação de afetos leva à eliminação dos sintomas. Associação livre – nem todos os pacientes eram suscetíveis à hipnose e Freud propõe esta técnica, na qual solicita que o indivíduo fale o que vier à sua mente sem juízo de valor.
Profa. Dra. Michela Ribeiro
A interpretação dos sonhos (1900)
5
O aparelho psíquico é composto por três sistemas:
Inconsciente
– conteúdos reprimidos do consciente ou conteúdos genuinamente inconscientes Pré-consciente – conteúdos acessíveis à consciência Consciente – sistema que recebe informações do mundo externo e interno. Destaca-se o fenômeno da percepção.
Profa. Dra. Michela Ribeiro
2ª teoria do aparelho psíquico
6
Entre 1920 e