Psicanálise Transpessoal
I. Introdução:
A Transpessoalidade fundamenta-se em dois aspectos básicos:
*aspecto estrutural;
*aspecto dinâmico.
O aspecto estrutural é composto por cinco elementos:
*conceito de unidade;
*conceito de vida:
*conceito de ego;
*estados de consciência;
*cartografia da consciência.
O aspecto dinâmico apresenta a seguinte estrutura:
*eixo experiencial;
*eixo evolutivo.
Para que se elabore uma Terapia Transpessoal é necessário compor os seguintes elementos:
Aspecto estrutural + Aspecto dinâmico + Técnicas
II. Aspecto Estrutural - Conceitos Fundamentais
II.1. Conceito de Unidade
A unidade é vista como a não fragmentação, o que não pode ser dividido e com esta idéia tem-se o processo terapêutico. É com o conceito de unidade que os recurso terapêuticos encontram sua origem ou sua finalidade.
Em termos de unidade, é preciso considerar outro aspecto: a Unidade Cósmica que é um conceito mais abrangente. A Unidade Cósmica considera o término da dualidade, da polaridade imposta pelo mundo da fisicalidade. Representa o TODO, o ABSOLUTO. O conceito de espaço e de tempo passam a inexistir.
A não conexão com o conceito de Unidade Cósmica leva o indivíduo a manifestar o apego aos objetos de prazer e o medo com a possibilidade de encontrar os objetos que causam desprazer. Nesta última situação, são despertados sentimentos de repulsa, ansiedade e medo. Com este conjunto de sentimentos, a resistência imunológica apresenta uma queda, gerando doenças auto-imunes, patologias diversas, síndromes mentais (neuroses e psicoses). A conexão com a idéia de Unidade Cósmica permite experienciar a paz, a tranqüilidade a confiança, o desapego, a serenidade e a harmonia.
II.2. Conceito de Vida
É energia e forma de existência, sem dimensão temporal. Tudo é vida. Baseia-se numa seqüência evolutiva que compreende: nascer, morrer, renascer. Tal seqüência permite uma revisão de valores e crenças aceitas na individualidade.