Psicanalise
TAMARA PASSONI AURILIETTI
TEORIA E TÉCNICA PSICANALITICA I: FICHAMENTO MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
2015
TAMARA PASSONI AURILIETTI
TEORIA E TÉCNICA PSICANALITICA I: FICHAMENTO MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
Fichamento acadêmico realizado como parte dos requisitos parciais de avaliação da disciplina Teoria e Técnica Psicanalitica I, do Curso de Bacharel e Formação de Psicólogo do Centro Univ. das Faculdades Associadas de Ensino - FAE.
Orientador: Profª. Dr. Carmem Beatriz Rodrigues Fabrini
MECANISMO DE DEFESA DO EGO
O ego vem em resposta às frustrações e exigências que o mundo externo impõe ao organismo. O id segue o princípio do prazer. Sendo assim haverá um conflito entre o id e o ego. O superego incorpora- se ao ego como um controle automático por conta das exigências impostas pelo meio. Mas o próprio meio pode causar tentações para os impulsos do id, havendo então o conflito entre o ego e o superego.
Devido a esses conflitos entre o ego, id e superego desenvolvem- se os Mecanismos de Defesa para proteger a pessoa contra impulsos e afetos que causam os conflitos, causando o sentimento de angustia.
Como as funções do Mecanismo de Defesa é de proteger, usamos algumas delas por toda a vida, para conseguir estabilidade emocional. Mas se o seu uso for feito de forma inadequada ou destrutiva, torna- se uma ameaça para o bom funcionamento do ego, levando ao aparecimento de distúrbios psicológicos.
Logo abaixo vou listar quatro mecanismo de defesa que obtive mais entendimento.
Deslocamento: É quando o indivíduo desloca um sentimento inconsciente de um objeto original para um objeto substituto. Seus efeitos podem vir à tona, mas o real motivo é disfarçado.
Fantasia: As fantasia podem ser conscientes, que são muito comuns em adolescentes e são chamadas de sonhos diurnos. E podem ser inconscientes formadas no próprio inconsciente. Este