Psicanalise
Equipe:
1. Responda as questões: Discorra sobre a importância do recalque na teoria freudiana; Diferencie instinto e pulsão. O que caracteriza a pulsão?
O recalcamento foi descrito por Freud desde 1895.
É ligado ao
inconsciente através do qual se elimina da consciência partes inteiras da vida afetiva e relacional profunda. “a teoria do recalcamento é a pedra angular sobre a qual repousa toda a estrutura da psicanálise”, com essa simples frase notase assim a importância do recalque. O recalque serve como um pilar de proteção e sustentação da saúde psíquica do ser humano. É como uma defesa especial, um mecanismo universal e necessário, pela ação do recalcamento que se constitui o inconsciente como sistema separado do resto do psiquismo do sujeito.
No inicio na teoria freudiana os neuróticos - histéricos, apresentavam lacunas em suas reminiscências determinados fatos não podiam ser lembrados, pois haviam sido recalcadas, ou seja, sofre uma resistência. Os fenômenos lacunares estão na origem da hipótese do inconsciente.
A pulsão seria um estímulo para o psíquico, provem de fontes de estímulos no interior do organismo e sua manifestação é uma força constante.
A pulsão é irremovível, nem as ações de fuga conseguem eliminá-la. Para a
Psicologia a Pulsão é simplesmente um impulso energético interno que direciona o comportamento do indivíduo.
Instintos são pressões que dirigem um organismo para determinados fins particulares. Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas aos seus equivalentes humanos.
Os animais agem de forma automática eles não pensam, nem ponderam, não sofrem o impacto instintivo; nós humanos submetidos às pulsões, temos outras ações e mobilizações. Podemos nos defender das pulsões, podemos reconhecê-las, pensar nelas, mudar sua direção e objeto.
Pulsões,
portanto,
são
mais
maleáveis,
podem
ser
razoavelmente
reconhecidas,