psicanalise
1-Quais os três usos do termo Psicanálise?
R: O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Em suma os três usos do termo são Teoria, Método de investigação e Análise.
A Teoria, caracteriza-se por conjunto de conhecimento sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Freud publicou uma extensa obra, durante toda a sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana.
A Psicanálise, enquando método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos,os delírios, as associações livres, os atos falhos.
A Prática profissional refere-se à forma de tratamento, a Análise, que busca o autoconhecimento ou a cura,que ocorre através desse autoconhecimento.
2-Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
R: São a Hipnose e o Método Catártico.
A Hipnose, relatava a origem de cada um deles, que estavam ligados a vivências anteriores da paciente, relacionadas com o episódio da doença do pai. Com a rememoração destas cenas e vivência, os sintomas desapareciam. Este desaparecimento não ocorria de forma “mágica”, mas devido à liberação das reações emotivas associadas ao evento traumático, a doença do pai, o desejo inconsciente da morte do pai enfermo.
O Método Catártico, Breuer denominou esse método como o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Esta liberação de afetos leva à eliminação dos sintomas.
3- Quais foram as descobertas finais que configuraram a criação da psicanálise?
R: São elas: Resistência, Repressão e Inconsciência.
Resistência é a força que opõe tornar consciente e revelar um