Psicanalise
Curso: Psicologia 2º semestre
1.De acordo com as funções de Ego, discutidas em sala, como podemos articular estas defesas ao caso?
As funções do Ego é: ele ordena os processos psíquico; sublimete ao teste da realidade; enterpola os custos das funções; escoamento por via motora; logra o processo de modalidade. Sendo que no caso: J.R. 21 anos pediu atendimento psicológico em 1997 em função de não conseguir controlar mais seus pensamentos e de ter medo de um dia vir a colocá-los em prática; A noite tinha que rezar três pai-nossos e três ave-marias para não pensar em coisas ruins. Tinha que verifica a porta três vezes alem de olhar embaixo da cama e atrás das cortinas para ver se não tinha nada; pensava que poderia envenena a família durante as refeições. Para impedir que isto acontecesse, sempre comia um pouco da comida antes de todo mundo; deixava muito claro o quanto sabia que estes sintomas representava algo que não sabia ao certo dizer o que.
2. Comente o seguinte recorte, articulando ao caso as características do Ego e do Id, apontadas por Freud:
“ Para complementar as idéias sobre o Eu, Freud aprofunda a noção de ID. Articula então que o papel da percepção do Eu é análogo ao da pulsão no Id. O Eu representa a razão e a ponderação e o Id as paixões. O Eu ainda assim, por mais que se ocupe de controlar o Id, também é parcialmente pertencente a esta instancia.” Pg.38
3. Quais as relações possíveis destacadas por Freud entre o complexo de Édipo e de castração com o supra-Eu? Relacione com o caso, dentro das possibilidades apresentadas, esta articulação.
O supra eu é herdeiro do complexo de Édipo e de castração, sendo que o complexo de Édipo pode interferir no supra eu.
Relacionando com o caso: segundo sua mãe, sempre quando passava por um cachorro ficava dizendo que se pudesse se livrara de todos os cachorros do mundo.