Psic geral
Manual: UA – Amâncio da Costa Pinto
Leonor Silva
Out. 2009
Psicologia: Introdução Geral
Todos os dias aplicamos as nossas noções de psicologia quando observamos e tentamos interpretar os vários comportamentos adoptados pelos indivíduos que vivem connosco em sociedade, de forma a podermos com eles estabelecer laços sociais. Concluímos no entanto que o conhecimento psicológico que possuímos sobre nós e os outros parece ser paradoxal, já que, por um lado permite-nos a adaptação às pessoas e ao meio (sem esses laços a espécie humana teria já sido extinta), por outro, constatamos que o que sabemos é tão limitado, que é uma sorte termos chegado onde chegámos.
1.1 Definição e âmbito da psicologia
A psicologia é o estudo científico do comportamento e da mente em termos de organização e diversidade e tem por objectivo descobrir leis e regularidades entre fenómenos (à semelhança das ciências físicas e biológicas) formulando modelos e teorias consistentes para compreender, explicar e prever fenómenos humanos. Ao contrário da Psicologia enquanto ciência, a Psicologia Popular ou de Senso Comum apresenta um corpo de saberes praticamente imutável ao longo dos tempos. A psicologia científica e a do senso comum podem ter aspectos comuns em termos de conteúdo, mas são saberes de natureza diferente, em termos de pesquisa de dados, organização do saber, previsão e controlo da acção. O saber do Senso Comum é contraditório nas suas afirmações, sem consistência, com fronteiras mal definidas, sem capacidade preditiva.
Qual o âmbito da psicologia científica? Dando-se como exemplo a investigação sobre o comportamento de ira ou cólera, o objecto da psicologia é analisado sob as seguintes perspectivas: Biológica: activação de circuitos neuronais do cérebro; lesões cerebrais provocadas pelo parto; alterações cromossomáticas ou genéticas e presença ou ausência de certo nível hormonal no organismo.
Comportamental: gestos e expressões faciais.
Cognitiva: