Prós e contras na implementação de xp e scrum
RESUMO
Este trabalho discorre sobre os procedimentos presentes nos métodos ágeis de desenvolvimento Extreme programming (XP) e Scrum, e, como funcionam. O presente trabalho objetiva também demonstrar as vantagens e desvantagens de implementá-los em uma empresa de forma conjunta ou individual, demonstrando obstáculos enfrentados na inserção das metodologias – XP e Scrum – bem como a adaptabilidade que cada uma possui.
Palavras chave: Extreme programming, Scrum, Desenvolvimento ágil, XP.
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de software é uma atividade complexa que exige princípios, métodos e ferramentas que o simplifiquem. O objetivo da engenharia de software é produzir software com uma boa relação custo benefício e em menor tempo possível, e eis que surgem as metodologias de desenvolvimento ágil. XP e Scrum são duas dessas metodologias, que visam rapidez no desenvolvimento, onde a agilidade se faz cada vez mais necessária em um mundo em que a velocidade das conexões, transmissões, evolução da tecnologia (hardware) dentre outros fatores, crescem exponencialmente.
As metodologias ágeis pregam princípios tais como, simplicidade, satisfação do cliente através de entregas rápidas e contínuas de softwares funcionais, rápida adaptação as mudanças, software funcional mais do que documentação extensa, colaboração do cliente mais do que negociação de contratos, dentre outros, que combinados às metodologias, conseguem obter ótimos resultados, Mas enfrentam grandes tribulações que serão expostas no decorrer deste trabalho.
O grande objetivo do presente artigo é demonstrar os prós e contras da implementação do XP e Scrum – individual ou conjuntamente – mostrando como funcionam e como se adaptam (ou não) às empresas de desenvolvimento.
2 EXTREME PROGRAMMING
Semelhante a qualquer outra metodologia de