Pré-socráticos
2014
O conceito de arché, seu significado, o que cada um dos pré-socráticos considerava comoa arché. As relações dos pensamentos daqueles filósofos com a ciência moderna. A arché seria o principio a origem, ou seja, a raiz de tudo que existe em nosso meio, vem antes do tudo o principio absoluto para que faça com que tudo exista, mas esta arché não é classificada como uma coisa que ficou lá no passado ele é permanente, além de ser o responsável de tudo esta no meio de nós ate hoje. Questionamentos surgem desde o principio sobre a origem de todas as coisas; De onde vem à natureza? De que foi constituída? Foi um só elemento, que contribuir para a formação? Ou não há elemento? Qual dos pensadores chegou mais próximo da verdade desses principio? As coisas nascem de diferenciações ou de uma mesma coisa? ... Etc. Não somente um, mas vários filósofos meditaram sobre o universo; os pré- socráticos como assim são chamados os que antecederam Sócrates, conhecem-se apenas notícias e fragmentos das suas obras, cada um tinha uma consideração sobre arché.
Tales de mileto: Arché: Água. Acreditava que a água e o principio de tudo chega a dizer que todas as sementes tem um principio úmido. “O princípio de explicação da natureza a partir da própria natureza...”.
Heraclito : Arché : Fogo .Segundo ele o mundo é um fluxo permanente em que nada permanece idêntico a si mesmo.
Anaximandro: Arché: Apeíron. Em sua filosofia explica-se que as coisas nascem do infinito, ou seja, este apeíron esta em constante movimento e disto que resulta uma serie de pares opostos em sua filosofia explica-se que “as coisas nascem do infinito, ou seja, este apeíron esta em constante movimento e disto que resulta uma serie de pares opostos”.
Anaxímenes de Mileto: Arché: O ar. É o responsável por tudo que nós rodeia hoje através de seus movimentos formas vão sendo dadas a tudo .
Pitágoras: Arché: Números. Afirma que os números seja a