Pré-socráticos
Os primeiros filósofos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer à religião, à revelação, à autoridade ou à tradição.Além disso era os próprios professores que ensinavam seus discípulos a usar a razão a pensar por si próprio, para que os mesmos tomassem coragem para discutir, argumentar,debater e propor novas idéias.
A denominação pré-socráticos,é porque antecederam Sócrates, o primeiro filosofo cujo método de pensar era sistemático.
Os três primeiros pensadores da história ocidental eram Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Destaca-se, entre os objetivos desses primeiros filósofos, a construção de uma COSMOLOGIA(explicação racional e sistemática das características do universo), que substituísse a antiga COSMONOGIA(explicação da origem do universo baseada em mitos).
Eles queriam encontrar a “matéria-prima” do que são feitas todas as coisas.
TALES: Tales de Mileto se perguntou: "De que é feito o mundo? "Chegou à conclusão de que ele era feito de um único elemento: a água. Afinal, todas as coisas precisam de água para viver, é a chuva que faz as plantas brotarem da terra e toda porção de terra termina na água.
ANAXIMANDRO:Um discípulo de Tales, desenvolveu outro raciocínio. Se a Terra fosse sustentada pela água, esta, por sua vez, deveria ser sustentada por outra coisa e assim sucessivamente, até o infinito. Disso, Anaximandro concluiu que a Terra não era sustentada por nada, mas um objeto sólido que flutuava no espaço e se mantinha em sua posição graças a sua eqüidistância em relação a tudo mais.
HERÀCLITO: Heráclito de Éfeso, desenvolveu dois raciocínios extremamente originais. Primeiro, a da unidade entre os opostos. Heráclito percebeu que o caminho para subir uma montanha é o mesmo para descer. Ou seja, trata-se de um mesmo caminho, embora ela conduza a direções opostas. A partir daí, o filósofo concluiu que a realidade surge justamente da contradição. Heráclito dizia que “TUDO FLUI, Com isso