Pré-sal
Nos últimos anos viemos ouvindo uma palavra muito constante nos noticiários impressos dentre outros meios de comunicação no Brasil. Essa nova palavra faz iniciar um novo marco no futuro do Brasil, novas expectativas e esperanças estão contidas nesta palavra. Essa palavra faz que os desafios já existentes pela Petrobras sejam potencializados ainda mais e em escalas enormes, montantes jamais produzidos pela estatal. Tudo terá que ser novo e reformulado para essa nova empreitada, de forma que não só a Petrobras com seu corpo técnico de extração e produção em suas bases de conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico, gerados ao longo dos anos pela busca incansável e insaciável pelo petróleo, desenvolvendo tecnologias de perfuração. Enquanto se descobre a dimensão da descoberta, temos que ter cuidado com empresas estrangeiras que estão querendo tomar o nosso mercado, e já fazem parte, auxiliando na perfuração. Atualmente 28% dos lotes do pré-sal, já foram leiloados. Esses lotes possuem dimensões além do projetado nos leilões e já não tem mais como voltar a trás. Lotes vendidos para empresas estrangeiras e a sua produção não é obrigatória para suprir a demanda brasileira, sendo assim um tanto prejudicial para a sociedade.
Mas sim, por todo o país. A população faz parte desse projeto de engenharia. O fato é que todos estejam envolvidos para cobrar dos políticos leis que venham contribuir no crescimento e desenvolvimento desta nação, para que essa forma de monoeconomia venha constituir uma excelente oportunidade para montar estratégias, do ponto de vista econômico e social. Sobretudo, efetivamente alavancar o Brasil para o pleno crescimento em todos os níveis já existentes e ainda mais, chegar onde a presença do estado é nula, quase nada ou insignificante.
Agora desmistificaremos o significado dessa palavra, que por sua vez no induz a pensar que o petróleo estar antes do sal, mas esse pensamento estar errado. Os geólogos consideram a ordem das