Pré projeto
A intenção final de qualquer pesquisa é responder a necessidades humanas concretas.
O pré-projeto é a primeira atividade de planejamento. O que se pretende é, a partir de um tema, gerar uma ou mais hipóteses. A atividade intelectual propriamente dita inicia-se pela percepção e problematização da necessidade.
A hipótese pode ser caracterizada como a solução possível para um problema. Como base em conhecimentos previamente adquiridos e tidos por ele como seguros, o pesquisador prevê verdades possíveis a respeito de um tema qualquer .
É a função d hipótese ser a gênese do processo posterior de investigação, ou seja, o trabalho de pesquisar consiste em procurar evidências que verifiquem a validade do conteúdo anunciado na hipótese. Pois o pesquisador não deve buscar informações ao saber do acaso, mas com definição de onde quer chegar.
As hipóteses surgirão a partir da observação das necessidades humanas, confrontadas com a experiência teórica já desenvolvida e apreendida pelo pesquisador.
Pode-se dividir atividade de pré- projeto em cinco passos básicos: escolha do tema, revisão de literatura, problematização, seleção/delimitação, geração da(s) hipótese(s).
* Escolha do tema
Inicia-se aqui uma caminhada cientifica, cujo conteúdo e cujo sucesso dependem bastante deste momento.
Gosto pessoal prepara técnico e tempo disponível: um tema de preferência do pesquisador geram empatia, entusiasmo e favorece a perseverança. A formação cultural e a vivência pessoal garantirão o início bem-sucedido do processo de busca.
Importância ou utilidade do tema: O desenvolvimento do conhecimento é sempre benéfico. Deve estar clara para o pesquisador a relevância de um tema, que possa dirigir-se genericamente a três beneficiários: a sociedade, a ciência, a escola.
Existência de fontes: É condição essencial. É até possível pesquisar algo desgosto e irrelevante é impossível pesquisar sem fontes de dados. Afinal, entende-se pesquisa como atividade