Pré-projeto Pichai
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA APLICADA
PRÉ-PROJETO
RENDA SOCIAL E A SUBSISTÊNCIA DA POPULAÇÃO
Equipe: Valder Jadson Costa Alves Nicolas Macedo da Silva Ana Cecília Leite Barroso Alencar Jone de Castro Brasil
CURSO: Ciências Econômicas
DISCIPLINA: Estatística 1 – 2011.2
PROFESSOR: Pichai Chumvichitra
SUMÁRIO
Introdução 03
Justificativa 04
Hipótese 05
Objetivos 06
Metodologia 07
Cronograma 08
Bibliografia 09
INTRODUÇÃO
A Economia é uma ciência que estuda as formas de gerar riqueza e como melhor distribuí-la. Durante a história da humanidade tivemos grandes avanços nesses dois aspectos, porém os avanços na distribuição de riquezas ainda deixam muito a desejar e vêm se tornando objeto de estudo cada vez mais importante na sociedade atual.
Para melhorar essa distribuição muitas políticas sociais foram criadas, como a “lei dos pobres” na Inglaterra, o “direito canônico relativo à usura e ao lucro” muito aceito nos países católicos, mais recentemente “os programas de transferência de renda”, como é o bolsa família aqui no Brasil, mas sem dúvida, a politica econômica mais eficaz e mais aceita no mundo até hoje, é a política do salário mínimo.
Utilizada em praticamente todas as nações, o salário mínimo é o menor valor que os empregadores podem contratar legalmente os serviços de um funcionário, que em contrapartida, também é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho. Foi criado no intuito de barrar a proliferação de empregos deploráveis criados principalmente na indústria manufatureira e visa garantir uma vida digna mínima para toda a população de um território ou país.
JUSTIFICATIVA