Proteção de Superficie
Técnico em Inspeção de Equipamentos
PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIE
São Mateus do Sul, 2014.
Thaila Guimarães Passos
PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIE
Trabalho referente à disciplina de Proteção de Superfície do IV período do Curso de Inspeção de Equipamentos do Colégio Integral Orientado pelo professor Ricardo Zarzycky realizado pela aluna Thaila Guimarães Passos.
São Mateus do Sul, 2014.
1. IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIE
2. PROTEÇÃO POR BARREIRA Este mecanismo está presente em todas as películas de tinta, sendo o mecanismo fundamental nas tintas de acabamento. Quando os revestimentos são aplicados sobre uma superfície metálica, a película funciona como uma barreira entre o metal e o meio corrosivo, conforme visto na Figura 9.
Figura 9 – Revestimento de proteção por barreira
Nesse tipo de proteção, é comum ocorrer corrosão por baixo da película, pois o revestimento é poroso, fazendo com que o eletrólito, depois de algum tempo, chegue ao metal. Além desse motivo, se o revestimento for danificado por ação mecânica ou se o mesmo for atacado pelo meio corrosivo, haverá falha no revestimento e consequente corrosão na superfície metálica.
3. PROTEÇÃO CATÓDICA A proteção catódica é um dos métodos mais empregados para a proteção de grandes estruturas quer seja enterradas ou submersas (parcial ou totalmente). Assim, tubulações e tanques de estocagem de gás e combustíveis diversos, plataformas de petróleo, navios, píeres e mesmo edifícios de concreto armado, mais e mais são protegidos por este método. O princípio da proteção catódica se baseia em levar o potencial de corrosão do equipamento a proteger para valores correspondentes à imunidade do material. Pode-se optar por um dos seguintes métodos para atingir este objetivo:
- Proteção por ânodos de sacrifício-
- Proteção por corrente impressa.
3.1. Proteção por Ânodo de Sacrifício Na proteção por ânodos de