PRÉ-PROJETO DE TCC 1
Saberes necessários à pratica educativa - Paulo Freire
O professor e a educação bancária Freire (1996, p. 23), ensinar não é transferir conhecimentos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar de diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
O papel das instituições de ensino na formação de educadores, é de apontar caminhos, estabelecer elo entre sonho e realidade, para isso, necessita-se de pesquisa. Como afirma Freire, “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” (1996, p.29).
Para Freire é necessário saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas possibilitar sua produção e construção (1996, p. 47):
Paulo Freire nos ensina que não há docência sem discência (FREIRE, 1996, p.23).
Portanto, o educador deve refletir constantemente sobre a relação teoria e prática, ou seja “(...) quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado” (FREIRE, 1997. p.25).
Há, portanto, uma ligação entre o aprender e o ensinar. “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, p.25).
O educador precisa querer bem aos educandos e a prática educativa que participa. Deve ter amor, vocação, dedicação, afetividade para continuar sua arte de educar. Nosso autor, mas uma vez contribui, ao lembrar-nos: “Se não posso, de um lado, estimular os sonhos possíveis, não devo, de outro, negar a quem sonha o direito de sonhar” (FREIRE, 1996, p. 163).
Segundo Freire (1987. pp. 79-82). O educador é um dos principais agentes de mudança do ensino, pois é ele que está em contato direto com os alunos, onde ocorrem os problemas. Esta tarefa é comprometedora e desafiante. Não podemos mais ficar acomodados; o