Pré-projeto de pesquisa
LETÍCIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA
MARINA CASSITAS MENDONÇA
MAYARA HAMILKO DE BARROS
PAULA SACHETIM MARÇAL RIGO
QUALIDADE DE VIDA em PACIENTES PORTADORES DE diabetes MELLITUS TIPO 2 na ciDADE DE CURITIBA - PR
Trabalho realizado para apresentação na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Fase Clínica do Curso de Medicina da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná orientado por Solena Kusma e Ana Ravazzani.
CURITIBA - PR
2012
Titulo do projeto de pesquisa
QUALIDADE DE VIDA em PACIENTES PORTADORES DE diabetes MELLITUS TIPO 2 na ciDADE DE CURITIBA - PR
Resumo do Projeto (até 4000 caracteres)
O Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 corresponde à 80-90% dos casos de diabetes, e é definido pelo hipoinsulinismo relativo, isto é, a presença de insulina em níveis séricos significativos, às vezes elevados, porém menores do que o necessário para um adequado controle metabólico. A prevalência de DM tipo 2 no contexto nacional é de 8% entre adultos maiores de 30 anos, sendo de 17% entre os idosos maiores de 60 anos. O objetivo deste estudo é realizar uma avaliação da qualidade de vida de indivíduos, acima de 18 anos, portadores da Diabetes Mellitus tipo 2 que utiliza as Unidades Básicas de Saúde e Unidades da Estratégia Saúde da Família do município de Curitiba – PR. Para tanto os pesquisadores utilizarão um questionário validado, de 58 questões, com o propósito de conhecer os aspectos psicossociais dos pacientes diabéticos da comunidade.
Local de Realização da Pesquisa
O local da pesquisa será as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Estratégia de Saúde da Família e Comunidade da cidade de Curitiba – PR.
INTRODUÇÃO (até 4000 caracteres)
O diabetes mellitus é um grupo de doenças heterogêneas que compartilham de elementos em comum, sendo o mais importante a hiperglicemia, que resultam de defeitos na ação e/ou secreção da insulina1,2. O