Pré-modernismo
A realização deste trabalho tem como objetivo mostrar um pouco mais de um dos períodos da nossa Literatura, o Pré-Modernismo. Neste iremos falar um pouco sobre como ele surgiu e ressaltar principalmente seus principais autores. Com a realização do mesmo procuraremos tirar o maior proveito para o nosso aprendizado, buscando colher mais informações úteis que sejam satisfatórias para que por meio da pesquisa, nós possamos engrandecer o nosso conhecimento.
Pré-Modernismo
No inicio do século XX a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda há a influência das tendências artísticas da segunda metade do século XIX; de outro, já começa a ser preparada a grande renovação modernista, que se inicia em 1922, com a Semana de Arte Moderna. A esse período de transição, que não chegou a constituir um movimento literário, chamou-se Pré-Modernismo.
O Pré- Modernismo se inicia em 1902 com a publicação de dois importantes livros - Os sertões, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha.
ORIGENS
Forma-se nas cidades uma classe média reformista, ao mesmo tempo surge uma massa popular insatisfeita e propensa a revoltas irracionais – Revolta da Vacina.
Na zona rural, há conflitos de maior ou menor intensidade, até mesmo uma guerra civil (RS – republicanos e maragatos). Irrompem as revoluções camponesas de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1912).
A urbanização, o crescimento industrial e a imigração modificam a sociedade brasileira. A denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado do Romantismo e do Parnasianismo; o Brasil não oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios, é o grande tema do Pré-Modernismo. Os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos.
Ocorreu certo regionalismo, montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro