PRÉ-MODERNISMO
2. PRÉ-MODERNISMO
2.1.PERÍODO POLÌTICO
O fim do século XIX e o início do século XX foi um período marcado por mudanças no quadro político econômico e social do país. Nas duas primeiras décadas do século, nosso país passou por várias transformações que apontavam para uma modernização de nossa vida política, social e cultural.
Politicamente vivia-se o período de estabilização do regime republicano e a partir daquele momento, após a proclamação da República, o país seria governado por um presidente escolhido pelo povo. O poder encontrava-se nas mãos dos grandes cafeicultores de São Paulo, em razão de seu poder econômico, e de Minas Gerais por possuir o maior colégio eleitoral do país e também por ser grande produtor de laticínios. Enquanto a Europa preparava-se para a guerra, o Brasil vivia a chamada “política do café com leite” que era uma aliança entre esses dois estados que eram os mais ricos da época e por isso tinham grandes influencia no cenário político do país. A união tinha como objetivo alternar o governo entre os dois estados, ora o governo era mineiro ora era paulista, esta política se manteve durante as três primeiras décadas do século XX. (FARACO & Moura, língua e literatura, 10 ° edição, p 12,13).
Nesse período, alguns anos após abolição da escravatura, muitos imigrantes em sua maioria italianos e alemães chegam ao Brasil para substituir a mão de obra rural escrava, esses vieram em busca do sonho de construir fortuna no novo continente (América), e trouxeram consigo idéias revolucionárias que ocasionaram o aparecimento de greves, de crises políticas e a formação de sindicatos. A vinda dos imigrantes e o rápido avanço da industrialização nas grandes cidades contribuíram muito paras as mudanças da fisionomia da sociedade brasileira, São Paulo passava por um momento de expansão econômica graças a grande produção de café, e também representava uma saída para muitos brasileiros que se dirigiam para a cidade grande com esperança de