Gestão Financeira
Fundada em 1952, em São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, pelo imigrante polonês Samuel Klein, a Casas Bahia se tornou a melhor empresa em comércio varejista em móveis e eletrodomésticos do Brasil.
O trabalho demonstrará a linha de crédito e cobrança da empresa, suas possibilidades englobadas dentro da matemática financeira e suas principais fontes de financiamento.
Todas as outras atividades administrativas da empresa, que tem um objetivo lucrativo, procurando um rendimento maior, lucro, investimento, precisam de um cálculo financeiro para evitar equívocos e surpresas desagradáveis no futuro.
Nos últimos anos a Casas Bahia teve um crescimento contínuo que a colocou em primeiro lugar entre as empresas de sua área de atuação. O varejo de loja apresenta-se em todas as formas e tamanhos possíveis, e novos tipos sempre estão aparecendo. Na última década, o varejo vem crescendo agressivamente, porém, o varejo de loja ainda responde pela maior parte dos negócios nesse segmento. Com o acelerado ritmo de consolidação do seguimento de varejistas no Brasil, um número crescente de varejistas aparece na relação das maiores empresas do país.
A expansão das organizações varejistas favorece a modernização do sistema de distribuição, através da adoção de avançadas tecnologias de informação e gestão.
As vantagens competitivas no mercado varejista podem basear-se em relacionamentos externos e internos, dependendo da visão proativa de cada negócio e da rapidez da reação dos concorrentes. As principais oportunidades para a criação de vantagens competitivas sustentáveis referem-se a: fidelidade do cliente; localização; relações com os fornecedores; sistemas de distribuição e de informações gerenciais; operações de baixo custo; ou até mesmo um misto entre múltiplas fontes de vantagem.
Palavras-chave: crédito,cobrança,matemática financeira,fontes de financiamento,análise de financiamentos
ABSTRACT
Founded in 1952 in Sao Caetano do Sul in São