PRÉ-MODERNISMO
PRÉ- MODERNISMO
SERRA
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre o movimento literário Pré- Modernista que aconteceu inicialmente no Brasil no ano de 1902. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo o período anterior à Semana de Arte Moderna de 1922. Esse foi um movimento literário tipicamente brasileiro, e ganhou notoriedade com a publicação do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha e com a publicação do livro Canaã de Graça Aranha. Foi também um período de transição, pois ao mesmo tempo em que encontrávamos produções conservadoras como as poesias parnasianas e simbolistas, encontravam as primeiras produções de caráter mais moderno, preocupadas com a realidade brasileira da época.
Contexto Histórico
Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil começa a viver, a partir de 1894, um novo período de sua história republicana: com a posse do paulista Prudente de Morais, primeiro presidente civil, inicia-se a "República do café-com-leite", dos grandes proprietários rurais, em substituição a "República da Espada" (governos do marechal Deodoro e do marechal Floriano). É a áurea da economia cafeeira no Sudeste; é o movimento de entrada de grandes levas de imigrantes, notadamente os italianos; é o esplendor da Amazônia com o ciclo da borracha; é o surto de urbanização de São Paulo.
Mas toda esta prosperidade vem deixar cada vez mais claros os fortes contrastes da realidade brasileira. É, também, o tempo de agitações sociais. Do abandono do Nordeste partem os primeiros gritos da revolta. Em fins do século XIX, na Bahia, ocorre a Revolta de Canudos, tema de Os sertões, de Euclides da Cunha; nos primeiros anos do século