Pré Modernismo
Autores, obras da época, imagens, conceitos e manifestos
Introdução
Esse trabalho tem como foco um período da Literatura denominado “Pré-Modernismo” e suas manifestações.
Esse período situou-se, aproximadamente, nas duas primeiras décadas do séc. XX, precedendo o movimento modernista de 22. Na verdade, o Pré-Modernismo não corresponde a uma escola literária, mas sim a um confluir de escritores que, não correspondendo a nenhuma das estéticas de fins do século XIX, tiveram uma produção de impacto, apresentando novas vertentes estilísticas e/ou temáticas em nossa literatura.
Serão citados nesse trabalho autores de grande influência e suas obras mais famosas. Os movimentos e como se manifestaram também serão apresentados de uma forma simples, e objetiva, com auxílio de imagens.
Euclides da Cunha
Pré-Modernismo (±1900)
Literatura Pré-Modernista traz à tona e discute os problemas sociais e a realidade cultural do Brasil, diferentemente da literatura elaborada no Realismo e Naturalismo, que visavam representar os problemas sociais.
A produção literária do pré-modernismo tem muito estilo jornalístico, característica que fica evidente na linguagem coloquial de Lima Barreto, por exemplo, e também no formalismo exacerbado e no estilo imponente e rigoroso de Euclides da Cunha. Essa produção literária não tem uma orientação estética predominante, visto as várias “formas” que se manifesta de acordo com o seu autor.
A literatura desse período trabalha predominantemente com a tensão entre polos opostos, para entendê-la melhor é preciso fazer esse tipo de “associação”.
Principais temas no Brasil: Tensões sociais entre ricos e pobres, brasileiros e estrangeiros, campo e cidade, civilização e barbaridade.
Grupos sociais de destaque do período: Homem da periferia, caipira interiorano, imigrante, sertanejo, entre outros, que surgem nas produções literárias da época.
Alguns autores e suas respectivas obras: