Pré lab
ROTEIRO DE AULA PRÁTICACET 789 - Química Geral I | Professor: Daniel de Castro Lima |
Técnicas de Laboratório
(Prática nº 01)
1 Introdução
LAVAGEM (AMBIENTAÇÃO) DE MATERIAL VOLUMÉTRICO
O correto manuseio e utilização de equipamentos volumétricos é condição indispensável para a realização de medidas experimentais exatas e confiáveis. O trabalho experimental, a seguir, visa desenvolver aspectos básicos deste manuseio.
Sempre que uma vidraria volumétrica for usada para escoar um volume medido de solução, o filme líquido retido nesta peça deve ter, antes da medição, a mesma composição da solução a ser fornecida.
2. PROCEDIMENTOS:
Ia PARTE – Lavagem e ambientação da pipeta
Parte experimental:
Verifique a necessidade de lavagem de uma pipeta volumétrica com a própria solução a ser tomada, procedendo do seguinte modo, após as instruções dadas pelo seu professor: * Encha uma pipeta volumétrica de 10 mL com uma solução de permanganato de potássio a 5% e deixe escoar. Verifique o filme de líquido retido na superfície interna da pipeta. * Coloque água destilada num béquer de 50 mL e determine o número mínimo de lavagens necessário para remoção completa do permanganato, sem contaminar a água do béquer. Se sua técnica for eficiente, três lavagens serão suficientes. * Encha a pipeta novamente com o permanganato e repita a operação de lavagem, determinando o volume de água mínimo que você precisa para remoção da cor. Recolha as águas de lavagem num cálice graduado. Se sua técnica for eficiente, um volume menor que 5 mL será necessário.
2a PARTE – Tomada de alíquota
* Tendo em mente o exemplo realizado com o permanganato, realize operações de pipetagem observando o uso do pipetador ou pêra, aferição e transferência da alíquota.
3a PARTE – Leitura de Bureta
Confira seu aprendizado, fazendo a leitura das buretas