Pré história
Baseado em pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo, pautados em livros, revistas, sites e de seus conhecimentos adquiridos durante suas vidas escolares, este trabalho tem como objetivo descrever um período da história de grande importância, onde não havia o conhecimento da escrita, a Pré-história, referindo-se ao modo como viveram os homens daquela época, com seus hábitos, costumes, sua evolução, arquitetura local, arte e seus períodos. A maior parte do conhecimento que temos a respeito deste período está relacionado aos estudos que foram realizados em fosseis e outros vestígios encontrados em cavernas e diversos locais que serviram como fontes históricas. Pesquisas e análises em instrumentos como ossos, objetos, utensílios, pinturas e etc., possibilitaram grandes informações sobre a origem da humanidade. Uma das ciências que desenvolve este tipo de trabalho é a arqueologia, mas existem várias.
Palavras-chave: Pré-história; Primitivos; Arte Primitiva; Arquitetura; Estética; Evolução;
2. INTRODUÇÃO
Se Arte for considerada, restringindo-se apenas ao exercício de atividades como a construção de casas e templos, produção de pinturas e esculturas, nenhum povo existe e/ou existiu sem arte no mundo. Mas se entendermos Arte como artigos de luxo, apenas para embelezar, e ser exposto em salão de artes e convenções, ou algo assim, sabe-se que se trataria de um elemento muito recente.
O homem que se abrigava em cavernas como forma de defesa dos fenômenos naturais descobriria ali uma forma que o levaria a descoberta de formas de comunicação e expressão, a Arte. No passado, a atitude em relação às pinturas e esculturas era comum, não tinham função expositiva, e sim, na maioria das vezes, alguma finalidade ou objetivo.
O homem primitivo vem desde os primórdios da pré-história evoluindo, se reinventando e inovando cada vez em suas técnicas e modos de vida. O homem desde cedo mostrou a sua grande capacidade de aprendizagem e criação, o que